27 março \2014
27 março \2014

10 Coisas que você sempre quis saber… ou não!

Listas Relacionamento Top 10

2.fw

1 – Quantas estrelas existem no universo?

Se o universo é infinito, os cientistas supõem que o número de corpos celestes que o compõem deve ser igualmente infinito. Nós só podemos contar o número de estrelas que ficam na parte visível do cosmo, aquela cuja luz chega até a Terra. Para começar, isso inclui nada menos que 100 bilhões de galáxias – grandes sistemas estelares como a Via Láctea, que abrange todo o nosso Sistema Solar. “Essas galáxias podem conter de alguns milhões de estrelas, no caso das menores, a centenas de bilhões, no caso das mais luminosas”, diz o astrônomo Laerte Sodré Jr., da USP. Com uma média de 100 bilhões de estrelas por galáxia, essa estimativa alcançará a bagatela de dez sextilhões de astros! (Para ter uma idéia do que significa um sextilhão, acrescente uma fileira de 21 zeros ao algarismo um.)

Comparada a esse número, a quantidade de estrelas que vemos pela janela representa quase nada: apenas 5 000 são visíveis da Terra a olho nu. Galáxias, então, só enxergamos quatro sem telescópio: a Via Láctea, é claro, mais Andrômeda e as duas Nuvens (Pequena e Grande) de Magalhães.

2 – O ponto “G” existe?

Desde 1950, quando o ginecologista alemão Ernest Gräfenberg descreveu a possível existência desse local, a ciência está no ponto D: discussão. Seria uma área com maior vascularização e inervação localizada na parede anterior da vagina (introduzindo o indicador e dobrando para cima, você o alcançaria). Alguns pesquisadores consideram o ponto G uma extensão interna do clitóris, outros acreditam que não há exatamente um ponto determinado, mas uma zona erógena nas mulheres. Estudos mostra que a maioria delas bota fé nele, o que por si só poderia render um aumento do prazer, durante a estimulação da região.

3 – Homens são racionais e mulheres emocionais?

A afirmação de que homens são racionais e mulheres são emocionais é verdadeira. Isso acontece porque as mulheres tem uma maior parte do sistema límbico, que controla as emoções. Porém, os homens tem uma porção maior da parte inferior, responsável por controlar as habilidades de cálculos.
4 – O que acontece quando você dorme?
Seu cérebro realiza um processo de “recarregamento”, suas células se reparam e seu corpo libera hormônios importantes… dos 3 anos de idade até os 18, é necessário cerca de 10 horas de sono, para que isso seja efetivado.
5 – Em quem foi testada a primeira vacina contra varíola?
Foi na Inglaterra do século XVIII que testaram em humanos as primeiras vacinas contra a varíola. As “cobaias” foram sete criminosos que, como recompensa, ganharam a liberdade. Ficaram livres, inclusive da doença.
6 – Por que sentimos cócegas?
Essa sensação vem dos movimentos que acionam receptores nervosos, que ficam na superfície da pele. Não existe um tipo de estímulo específico que faça com que a pessoa sinta cócegas. Pode ser um movimento mais leve ou mais brusco, de acordo com a região do corpo, mas uma coisa é certa: ele é totalmente inesperado. Aliás, é por isso que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos. Os lugares mais sensíveis às cócegas, como a sola dos pés, as axilas ou os joelhos também não têm nenhuma característica em comum. Talvez elas sejam as regiões mais “coceguentas” porque são estimuladas com menor freqüência. A sensação de prazer que provoca o riso também varia de pessoa para pessoa.
7 – Estalar os dedos engrossa as juntas?

Parece mito, mas é verdade. Movimentos repetitivos nas articulações podem enrijecer, engrossando-as. Porém, o reumatologista Fernando Neubath explica que, apesar do possível engrossamento, estalar os dedos não deve causar dor ou qualquer outro problema de saúde.

Dentro de estruturas como tendões e ligamentos, há um espaço preenchido pelo líquido chamado de sinovial. O barulho é sinal de que as juntas não estão bem lubrificadas. “A articulação não está desempenhado direito o seu papel de dobradiça, é como uma porta que range”, compara. É que, no momento do estalo, se força um movimento para a direção contrária ao da dobradiça. “Provoca-se uma fricção”, completa.

8 – O que causa o chulé?

O mau cheiro nos pés, conhecido cientificamente como bromidrose, é causado pela combinação do aumento do suor com a proliferação de bactérias e fungos. Sapatos de plástico, por exemplo, provocam mais chulé que os outros justamente porque não absorvem a transpiração.

Para se livrar do odor, a dermatologista Carolina Ferolla aconselha utilizar talco antisséptico, preferir as meias de algodão e trocá-las diariamente. Sempre que possível, os calçados devem ser expostos ao sol, e os pés deve ser bem secos entre os dedos (usar um secador de cabelo dá um melhor resultado). “Com esses cuidados, a umidade dos pés é eliminada e se evita o aparecimento de germes”, afirma a médica.

9 – O que acontece se não piscarmos os olhos?

Na verdade, o cérebro não permite que isso ocorra. “Até conseguimos ficar alguns segundos sem piscar, mas acabamos nos rendendo ao comando do sistema nervoso central que nos obriga a piscar”, afirma o oftalmologista Luciano Bellini. Isso porque piscar é fundamental para a saúde das córneas, a parte transparente dos olhos, que precisam estar bem lubrificadas pela lágrima. Se por acaso elas não se lubrificam (se a pessoa perde as pálpebras, por exemplo), secam e acabam morrendo.

Neste sentido, a superfície dos olhos é diferente da superfície da pele. A pele não precisa estar sempre molhada, pois suas células são cobertas por uma proteína chamada queratina, que torna a região mais resistente do que a superfície do olho.

10 – Por que os homens têm barba e as mulheres não?

Os homens têm barba por causa da testosterona, um hormônio em quantidade muito maior no sexo masculino. Como o hormônio se manifesta apenas na puberdade, o aumento de pelos no rosto ocorre a partir desse período. A barba aparece primeiro em cima dos lábios, como uma penugem. Dali se forma o bigode e se espalha para bochechas e queixo.

A dermatologista Carolina Ferolla conta que as mulheres até podem ter barba, devido a níveis mais altos de testosterona no organismo. “Normalmente isso ocorre pela ação do hormônio no folículo piloso (estrutura que dá origem ao pelo), como na menopausa, em que é comum o aumento de pelos”, diz.

Compartilhe

Publicidade: ZipBr.com


Blogueira, Colorada, Gaúcha, Noiva e Publicitária, não necessariamente nessa mesma ordem. Mora em Porto Alegre a sua vida toda (26 anos). Faz faculdade de Publicidade e Propaganda no IPA, desde 2011. Criou o blog de humor Arreganho, em agosto de 2009. Um ano depois, lançou o Agregador À Toa na Net. Atualmente, administra o blog Youtoba também e a fanpage Piadas Chuck Norris. Criou o blog Profissão Blogueiro (a) para divulgar um pouco mais o seu trabalho e juntar todas as dicas que costuma dar diariamente para familiares e amigos que querem dar certo com blogs.
acompanhe nas redes sociais Instagram
Receba o conteúdo do Arreganho por e-mail:
Deixe seu comentário
Atenção Arreganhos Comentários via Facebook. Esteja logado lá antes de comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor, por isso, pense duas vezes antes de xingar alguém.
Regras:
Não permitiremos palavrões ou comentários ofensivos e obscenos; Tentaremos responder todos os comentários possíveis;
  • #28124
    curtidas Curtir
    #2555
    seguidores Seguir
    #455
    seguidores Seguir
    #5487
    seguidores Seguir
  • Receba o conteúdo do Arreganho por e-mail:
  • Sites Parceiros

  • Snapchat