29 dezembro \2009
29 dezembro \2009

Saiba Mais Sobre a TPM

Ctrl+C Ctrl+V Gurixguria


Saiba Mais Sobre a TPM


Parece que o mundo vai acabar antes da menstruação? Você começa a ver problema em tudo? Fica deprimida e irritada? Não pense que é só com você, menina! Quer saber mais sobre esse problema? Conversamos com a Dra. Alessandra Fritsch que explicou tudinho sobre este mal que nos atinge. Confere aí.

O que é TPM?

A TPM, mais conhecida como síndrome pré-menstrual, é um distúrbio que afeta de forma negativa o físico e também o comportamento da mulher.

Por que e quando acontece?

A causa é desconhecida. Muitas hipóteses existem, mas nenhuma delas pode ser comprovada. Ela acontece no período que precede a menstruação, cerca de 10 dias antes, e desaparece após o início.


Sintomas

Depressão, falta de esperança, fraqueza, ansiedade, tensão, aumento de conflitos pessoais, diminuição do interesse pelas atividades de rotina, alteração do apetite, distúrbios do sono, dor de cabeça e sensação de inchaço. Tudo isso? Sim, é isso aí. Resumindo, gurias: não se preocupem se estiverem choronas demais, ansiosas para resolver certas coisas, se as brigas se tornarem mais frequentes com o namorado, se comerem mais que o normal, dormirem um pouco, perderem a vontade de ir a academia, se sentir mais “cheinhas”… são problemas normais de mulher!

Todas as mulheres têm?

Não. 90% apresentam os sintomas. De 20 a 40% sofrem de síndrome pré-menstrual e de 3 a 5% delas apresentam sintomas intensos. Fatores genéticos e culturais afetam nesta prevalência.

Há tratamento?

Vários. A TPM é uma doença de causa incerta e não proveniente da imaginação da mulher. Apoio médico, discussão e paciência são dicas. O tratamento consiste desde orientações dietéticas e hábitos saudáveis de vida até medicações como uso de anticoncepcionais, anti-inflamatórios e remédios para ansiedade.

Dicas para as meninas

Você pode tomar algumas medidas que poderão ajudar a controlar os sintomas da TPM: diminuir a gordura, o sal, o açúcar e a cafeína na alimentação é uma boa pedida. Portanto, livre-se dos fast-foods, dos doces (por mais que dê vontade) dos refrigerantes e do café pré-menstruação. Tudo isso ajuda a aliviar a tensão e não dá chance para a insônia ocorrer. Coma bastante cálcio, como iogurtes, e magnésio, como espinafre. Também, se você bebe socialmente, diminua a quantidade, faça exercícios físicos regulares e controle o estresse (quem sabe uma boa massagem relaxante não ajuda você?).

Dicas para os meninos

Não tem noção em como agir quando a namorada está na TPM? Comece evitando briguinhas bobas, implicâncias e críticas, já que a menina está muito mais sensível “naqueles dias”. Também não fique perguntando: “O que é que você tem? Está irritada? De TPM?”. Com certeza, assim você só vai mexer com ela ainda mais.

Compartilhe

Publicidade: ZipBr.com


Blogueira, Colorada, Gaúcha, Noiva e Publicitária, não necessariamente nessa mesma ordem. Mora em Porto Alegre a sua vida toda (26 anos). Faz faculdade de Publicidade e Propaganda no IPA, desde 2011. Criou o blog de humor Arreganho, em agosto de 2009. Um ano depois, lançou o Agregador À Toa na Net. Atualmente, administra o blog Youtoba também e a fanpage Piadas Chuck Norris. Criou o blog Profissão Blogueiro (a) para divulgar um pouco mais o seu trabalho e juntar todas as dicas que costuma dar diariamente para familiares e amigos que querem dar certo com blogs.
acompanhe nas redes sociais Instagram
Receba o conteúdo do Arreganho por e-mail:
Deixe seu comentário
Atenção Arreganhos Comentários via Facebook. Esteja logado lá antes de comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor, por isso, pense duas vezes antes de xingar alguém.
Regras:
Não permitiremos palavrões ou comentários ofensivos e obscenos; Tentaremos responder todos os comentários possíveis;
  • #28124
    curtidas Curtir
    #2555
    seguidores Seguir
    #455
    seguidores Seguir
    #5487
    seguidores Seguir
  • Receba o conteúdo do Arreganho por e-mail:
  • Sites Parceiros

  • Snapchat