in

10 coisas que você utiliza e não sabe que foram inventadas por mulheres

As mulheres já estão acostumadas a lidar com as dificuldades encontradas no mercado de trabalho e no cotidiano em geral pela desigualdade de gênero. Por esse motivo é surpreendente saber que invenções tão importantes e que usamos até hoje foram desenvolvidas por mulheres guerreiras que, sem dúvida alguma, romperam os padrões da época em que viveram e deixaram um grande legado. Confira algumas dessas criações e se surpreenda!

1 – Limpador de Para-Brisa

Esse utensílio indispensável para garantir a boa visibilidade dos motoristas em dias de chuva foi criado e patenteado por Mary Anderson, em 1903, que teve a ideia depois de enfrentar uma viagem com muita neve pelo caminho e perceber a dificuldade que era manter os vidros limpos.

2 – Filtro de Café

Dona de casa, Melitta Bentz, estava inconformada com a limpeza difícil dos filtros de tecidos utilizados na época, e foi por isso que ela resolveu testar novas formas de passar o café. Após alguns testes, ela resolveu fazer furos em uma caneca de lata e usou um pedaço de papel do caderno do seu filho para filtrar o café, e não é que deu super certo? Ela registrou a patente em 1908 e logo iniciou o seu próprio negócio. Anos depois, durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa enfrentou algumas dificuldades, mas conseguiu se reerguer. Melitta ainda mantinha uma preocupação com o bem-estar dos funcionários, tendo aumentado o período de férias, reduzido a jornada de trabalho, garantido bônus de Natal e criado um fundo social para eles. Hoje, a empresa continua firme sob o controle de familiares.

3 – Seringa Para Injeções

A enfermeira americana, Letitia Mumford Geer, foi a responsável por criar a primeira seringa de acionamento por pistão (em 1899), que permitia o seu manuseio pelo médico com apenas uma mão. Sem dúvidas, essa foi uma inovação importante para a área da saúde e que se estendeu para muitos outros setores, além de servir de pontapé inicial para a seringa como conhecemos hoje.

4 – Fraldas Descartáveis

Marion O’Brien Donovan foi a responsável por criar a primeira fralda descartável resistente a líquidos. A ideia surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, período em que ela se dedicou profundamente a vida familiar e as atividades domésticas. Com uma máquina de costura e uma cortina de chuveiro ela chegou ao seu primeiro protótipo. Donovan ainda foi a responsável pelo uso de fechos plásticos no lugar de alfinetes nas fraldas, entre muitas outras invenções que lhe renderam a inclusão do seu nome no hall da fama dos inventores.

5 – Máquina Lava-Louças

Josephine Cochran construiu a primeira máquina de lavar louças em 1886. Poucos anos depois, conseguiu despertar o interesse de empresários do setor de restaurantes durante uma feira em Chicago, porém a máquina só ganhou mais destaque por volta dos anos 50, período em que ficou mais acessível para parte da população. Josephine também entrou para o hall da fama dos inventores.

6 – Banco Imobiliário

A designer de jogos Elizabeth J. Magie Phillips foi a criadora do banco imobiliário, um famoso jogo de tabuleiro. Inicialmente, a ideia do jogo era transmitir noções de economia e demonstrar como o sistema capitalista era prejudicial. O jogo, que foi patenteado em 1904, chegou a ser vendido como se fosse criação de Charles Darrow, menos mal é que após saber a verdadeira autoria, a empresa buscou maneiras de ressarcir Lizzie Magie, como era conhecida.

7 – Bote Salva-Vidas

Após obter sucesso com a sua invenção capaz de acelerar a produção de barris, Maria Beasley resolveu criar um bote salva-vidas mais compacto, seguro, resistente ao fogo e de fácil manuseio. Foi então que em 1880 ela desenvolveu o novo design, o que ela não podia imaginar é que anos depois, seus botes salva-vidas ajudariam a salvar muita gente no naufrágio mais famoso do mundo — o Titanic.

8 – Vidro Invisível

Katharine Burr Blodgett foi a primeira mulher a conquistar um PHD. em física na Universidade de Cambridge, em 1926. Anos depois ela inventou o vidro de baixa reflectância (vidro invisível), que ajudou a melhorar a tecnologia das câmeras, microscópios e projetores da época. Sua tecnologia, inclusive, foi utilizada para a gravação do premiado filme E o Vento Levou.

9 – Kevlar — Fibra Mega Resistente

A química Stephanie Louise Kwolek foi a criadora de uma fibra extremamente resistente conhecida como Kevlar. Essa fibra pode apresentar até 5 vezes mais resistência que o aço e é usada na fabricação de coletes à prova de balas e em muitos outros produtos.

10 – Conexão Wireless

A atriz e inventora Hedy Lamarr desenvolveu em parceria com o seu amigo, o compositor George Antheil, a tecnologia que ficou conhecida como a precursora do Wi-Fi. A ideia criada por eles permitia que torpedos fossem controlados a distância, além de impedir a sua interceptação pelos inimigos através da mudança de frequência. No entanto, na época, a Marinha dos Estados Unidos não quis colocar a invenção em prática, que só veio a ser utilizada muitos anos depois. Ainda bem que no final dos anos 90 a dupla recebeu um importante prêmio pelo seu feito e, em 2014, Lamarr entrou para o hall da fama de inventores.

Essas e muitas outras mulheres revolucionaram o mundo e são um exemplo de força, de coragem e de determinação. Conte nos comentários para a equipe do Arreganho, você já sabia que essas coisas foram inventadas por mulheres?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quando você exagera na bebida e resolve ligar para sua ex

Um cara com visão de negócio para o futuro