in

7 ingredientes perigosos que são usados em cosméticos

Cosmético é algo relativo à beleza humana. Alguns produtos de higiene pessoal, por exemplo, podem ser considerados cosméticos. Bom, a gente usa esses produtos sem nem ter ideia de quais ingredientes estão presentes em sua composição. Acreditem vocês ou não, os produtos mais comuns têm ingredientes que podem trazer malefícios à saúde.

Pois bem, caros leitores, a gente trouxe para vocês essa lista com alguns dos produtos mais comuns e que têm ingredientes perigosos. Desde cremes à anticépticos, de shampoos à tinta de cabelo, confiram agora a nossa matéria com os 7 ingredientes estranhos que são utilizados em cosméticos:

Triclosan

Triclosan é um agente bacteriostático, de odor levemente aromático, pertencente ao grupo dos fenoxifenois policlorados. É usado como anti-séptico e também como conservante em cosméticos. Ele também é conhecido por perturbar o sistema endócrino e contribuir para a resistência a antibióticos.

Laureth sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio, ou laureth sulfato de sódio, é um detergente e surfactante que faz parte de muitos produtos de higiene. É um desengordurante muito eficaz e barato. Se você olhar no rótulo do seu shampoo com certeza verá escrito "SLES". Esse produto é suspeito de causar câncer, por isso, vale à pena sempre procurar por um shampoo sem sulfato.

Vaselina

A vaselina, também conhecida como petrolato, é uma mistura semi-sólida de hidrocarbonetos, originalmente promovida como uma pomada tópica pelas suas propriedades curativas. Como citamos, o petrolato está repleto de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, aos quais a exposição prolongada está ligada ao câncer.

Propilenoglicol

Propilenoglicol é um composto orgânico, viscoso, de sabor amargo, inodoro e incolor. Muito usado como um agente condicionador da pele, o propilenoglicol pode causar danos à pele, fígado e rim, razão pela qual o seu uso se destina a ser limitado para o consumo humano.

Siloxanos

Os siloxanos são usados em cosméticos como hidratantes e suavizantes. Pode até parecer não fazer mal para os seres humanos, mas é um suspeito disruptivo endócrino e tóxico reprodutivo, além de ser danoso para peixes e animais selvagens.

Polietilenoglicóis

O polietilenoglicol é o polímero formado a partir do etileno glicol. Também chamado na sua forma abreviada PEG. Eles são usados como espessantes e amaciadores em muitos cosméticos à base de creme. Eles são conhecidos por estarem contaminados com carcinógenos famosos e podem prejudicar o sistema nervoso.

Corantes com alcatrão de carvão

Os corantes com alcatrão de carvão, são outros produtos que parecem completamente inofensivos, mas podem ser muito perigosos. O alcatrão de carvão é carcinogênico e pode ser encontrado em produtos anticaspa e tinturas para cabelo. Às vezes não custa nada ler a composição de cada produto que usamos para não corrermos riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 dicas de moda que todo homem deveria seguir

7 sapatos femininos mais diferentes que você vai ver hoje