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Ter um blog traz várias vantagens, pois ele pode ser utilizado para vários propósitos como: divulgar um negócio, para entretenimento ou para divulgar os seus trabalhos. Ou seja, os blogs são úteis para as mais variadas áreas profissionais.

Além disso, existem na internet plataformas interessantes que permitem montar, personalizar e atualizar um blog, tornando o acesso a eles bem fácil e prático.

Os blogs também são dinâmicos, pois possibilitam a inserção de vídeos, o uso de textos, imagens, arquivos de áudio e também gráficos.

Graças a essas características, os blogs são importantes principalmente para a área jornalística. Porém, diante de tantas possibilidades existe apenas uma dúvida: “como atrair leitores para o seu blog”?

Não adianta utilizar o melhor visual e rechear o blog com conteúdo relevante se o seu público de leitores não souber que ele existe. Um blog sem leitores é um potencial disperdiçado.

No entanto, com o intuito de evitar essa invisibilidade, existem recursos que podem levar leitores para o seu blog. São as chamadas técnicas de SEO.

O funcionamento dos mecanismos de busca

Para compreender a importância do uso de SEO para o seu blog, vale a pena saber como o Google faz para encontrá-lo entre tantas páginas existentes na internet.

Inicialmente é importante saber que o Google não vasculha a internet inteira a cada vez que o usuário efetua uma pesquisa. Ele, na verdade, utiliza ferramenta que escaneia a internet e indexa conteúdos encontrados.

Sendo assim, quando alguém realiza uma pesquisa, o Google vasculha as páginas indexadas e exibe as que são mais relevantes para o usuário.

Essa ferramenta utilizada pelo Google com o intuito de encontrar as páginas mais relevantes é o Googlebot. Além dele, há também a Google Search Quality, que é uma equipe responsável por revisar e atualizar os algoritmos de busca constantemente.

Graças a essa equipe, a qualidade dos resultados do buscador é avaliada, evitando com isso spams e páginas de conteúdo inadequado.

Baseadas nessa avaliação é que a hierarquia dos resultados nas páginas de resultado são estipuladas, colocando em primeiro lugar os sites e blogs considerados relevantes e de bom conteúdo.

SEO para beneficiar o tráfego

Ao saber como é o funcionamento das buscas no Google, existem as técnicas de SEO, que podem melhorar o seu posicionamento e assim atrair mais visitantes.

SEO é a sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization”. Em português a tradução pode ser “Otimização para Mecanismos de Busca”.

Não existe uma fórmula mágica que pode deixar o seu blog bem colocado nas páginas de resultado, porém existem ações e práticas que podem auxiliar nesse processo.

O SEO consiste em compreender melhor o que faz o Googlebot dar atenção para algumas páginas e não para outras.

Além disso, o SEO pode ser influenciado tanto por fatores externos quanto internos ao seu blog. Os fatores internos são referentes ao uso adequados de palavras-chaves, tags, títulos e subtítulos.

Já os fatores externos fazem referência a como outros blogs e sites se relacionam com seu blog, podendo ser especialmente pela quantidade de links que apontam para ele.

Por isso, para o seu blog estar entre os primeiros nas páginas do Google e atrair mais visitas, confira essas dicas de SEO:

A escolha das palavras-chave

Esse é um aspecto importante das técnicas de SEO. O uso das palavras-chaves nas suas postagens facilita para o Google encontrar o seu blog.

É importante inserir em suas postagens, da maneira mais natural possível, alguns termos que tenham a ver com o conteúdo do seu blog.

Esses termos, essas palavras-chaves, quando forem digitadas por um usuário fazendo pesquisa no Google, podem conduzir o usuário para o seu blog.

O uso de links internos e externos

Em seu blog é interessante que uma postagem leve até a outra postagem. Por isso são utilizados os links internos.

Por exemplo, se o seu blog é sobre games e a postagem é sobre o jogo Warcraft, é interessante criar links para outras postagens do seu blog sobre esse mesmo assunto.

É interessante que essa ligação seja orgânica e natural, sem apelar para os clichês como “clique aqui”.

Já os links externos consistem quando o link do seu blog aparece em outros sites e blogs da internet. Essa referência traz autoridade para o seu conteúdo e é bem vista pelo Google.

Rápido carregamento

Um blog que apresenta lentidão para abrir, espanta visitantes e passa a ser ignorado pelo Google. Por isso, para evitar esse problema evite o uso de imagens pesadas e outros elementos que podem sobrecarregar a página.

Guest Posts

Escrever em outros blogs que possuem autoridade e relevância também é uma excelente estratégia para atrair mais visitas para o seu blog.

Isso faz com que você se apresente como especialista no assunto e conquiste uma audiência que faz parte de um segmento similar ao do seu negócio.

Conclusão

Ter um blog e deixa-lo “às moscas”, sem ser visto por ninguém, é desperdiçar uma excelente oportunidade de obter retorno financeiro e trazer visibilidade para o seu negócio.

Portanto, ao utilizar as técnicas de SEO, você tem condições de atrair mais visitantes, gerar autoridade e se destacar em seu nicho de atuação. Se você ainda está por fora do assunto, vale a pena ficar antenado aqui em nosso blog.

fernanda

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