in ,

Dicas básicas de como gravar vídeos de boa qualidade com smartphones

Não é por acaso que um blog seja hoje em dia considerado um dos meios versáteis em se tratando de internet, pois além de textos, eles também permitem em suas postagens a inserção de imagens, gráficos e até arquivos de áudio.

Falando em blogs, recomendamos o tutorial da Weblink para criar o seu.

Além disso, ao criar um blog você também pode inserir em suas postagens um dos recursos que mais atrai o público atualmente: os vídeos.

O formato vídeo já conquistou o seu espaço na internet. Uma das provas disso são sites como o Youtube, Vimeo e similares. Repare também que quando você faz uma pesquisa no Google as páginas de resultado também trazem vídeos.

Com isso, os vídeos se tornaram excelentes alternativas para quem quer transmitir qualquer mensagem. Quer falar sobre filmes e cultura nerd? Um vídeo atrai uma boa audiência. Quer dar dicas de culinária de maneira clara e rápida? Apele para o vídeo.

Até mesmo quem tem ou gerencia uma loja virtual pode (e deve) divulgar alguns dos seus produtos por meio de recursos audiovisuais.

Hoje em dia qualquer assunto se encaixa no formato audiovisual. Por isso, para conquistar os corações e as mentes do seu público, é interessante combinar estratégias envolvendo não apenas o blog e um site, mas também um canal de vídeo.

A importância da qualidade

Em uma época em que smartphones, iPhones e outros dispositivos móveis estão 24h ao lado das pessoas, registrando desde o nascer do sol e outros fatos corriqueiros do dia a dia, é importante adotar medidas para assegurar a qualidade das suas gravações.

Imagens sem capricho no foco e áudio quase incompreensível comprometem a qualidade do seu trabalho. Tenha a certeza que diante de um registro mal feito a sua audiência não vai pensar duas vezes antes de pressionar o botão “pausa” e abandonar o seu vídeo.

É óbvio que não é necessário ser o Alfred Hitchcock na hora de produzir os vídeos para o seu blog ou canal do Youtube.

No entanto, como assegurar uma boa qualidade de gravação utilizando o seu smartphone? Dê uma olhada nas dicas a seguir que certamente irão ajudá-lo.

Não se esqueça de manter as lentes limpas

Os smartphones atuais são aparelhos realmente incríveis. Eles armazenam músicas, imagens, acessam a internet e só faltam dar “bom dia”, se bem que a Inteligência Artificial em alguns dele já permite isso, mas isso é outra história.

Quando o assunto se refere a qualidade dos seus vídeos gravados com o seu dispositivo móvel, é importante limpar a lente dele. A quantidade de poeira e resíduos que acumulam na lente é enorme.

Por causa disso, realize regularmente a limpeza das lentes do seu aparelho utilizando material adequado para esse fim.

Preste atenção ao áudio

Um áudio mal captado compromete a qualidade do seu trabalho. Ninguém tem paciência para assistir vídeos tentando decifrar as palavras ali pronunciadas, isso é fato.

Por isso, analise bem o ambiente em que você está na hora de gravar o seu vídeo. Locais internos possuem acústica diferente dos locais ao ar livre. Caso seja necessário, utilize materiais apropriados para a captação de áudio em locais abertos.

Cuidado com a posição do aparelho

Para que o seu vídeo seja visualizado em tamanho real no monitor de um computador ou TV, o ideal é manter o seu smartphone na posição horizontal.

Fazer filmagens na posição vertical pode parecer um ângulo apropriado na hora em que você está filmando, porém, a imagem ficará com o ângulo comprometido ao ser visualizada em outro meio, como uma TV, por exemplo.

Utilize a luz a seu favor

Na hora de filmar, a iluminação pode ser uma grande aliada ou um empecilho. Por isso, o ideal é sempre manter um equilíbrio. Em ambientes fechados não é bom estar muito escuro e nem tão claro.

Em ambientes ao ar livre, tente encontrar uma posição onde o sol esteja iluminando de maneira uniforme o objeto a ser gravado.

E falando em equilíbrio, não se esqueça dos equipamentos de suporte, como tripés, por exemplo. Eles asseguram um registro sem imagens tremidas.

Edição e a divulgação do seu vídeo

Além da posição, da iluminação e do áudio, a edição também é importante, afinal, ela é o retoque final na sua gravação.

Sendo assim, vale a pena pesquisar dicas para a utilização de softwares como o Adobe Premiere, o Final Cut e o Sony Vegas. Eles possuem vários recursos que permitem tanto cortar e organizar as cenas, como inserir efeitos.

Já no caso da divulgação dos seus vídeos, é possível utilizar canais variados. O Youtube e as redes sociais estão aí para isso.

No caso de um blog, vale a pena ter à disposição uma boa hospedagem de site, que garante estabilidade e rapidez, bem como proporciona também mais espaço em disco, que são recursos essenciais para um projeto na web.

Conclusão

Na era em que propagar conteúdo de qualidade é a alternativa ideal para garantir a tão desejada presença online, a gravação de vídeos não pode ficar de fora das suas estratégias.

Portanto, siga essas dicas e conquiste a atenção de vários espectadores por meio de vídeos bem feitos e criativos. Você pode ter uma pequena produtora na palma das mãos, sem nem se dar conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 fatos curiosos sobre Sasha Grey que você não fazia ideia

Como aumentar seguidores no Instagram em 2019