
Os pais da internet
Vint Cerf, junto a seu amigo Bob Kahn, criaram o protocolo de comunicação TCP/IP, a linguagem usada por computadores para conversarem entre si dentro de uma rede. Cerf uma vez resumiu que “a internet é apenas um espelho da população e o spam é o efeito colateral de um serviço gratuito.”
Inventor do WWW.
O responsável por essa criação é Tim Berners-Lee. Ele escreveu o primeiro cliente e servidor web e desenvolveu uma forma de criar links, ou hipertexto, juntando diferentes peças de informações online. Hoje ele mantém os padrões para a web e continua a refinar seu design como diretor da World Wide Web Consortium (W3C), que hoje é responsável pelo aprimoramento da linguagem HTML5.
Pai do E-mail
O programador Ray Tomlinson tornou possível a troca de mensagens entre máquinas situadas em diferentes localidades. Foi dele a ideia de usar o símbolo “@” para endereços de e-mail.
O nascimento dos eBooks
Michael Hart foi o criador do Projeto Gutenberg, fundado em 1971, considerada a 1º e mais antiga livraria digital. A coleção inclui trabalhos de domínio público e livros permitidos por direitos autorais. Hoje estão disponíveis mais de 30 mil títulos para download.
O primeiro e-mail Spam
Spamming é uma antiga prática de marketing. Em 1978, Gary Thuerk enviou sua primeira massa de e-mails para consumidores através da rede de universidades do governo conhecida como ARPAnet, que continham 600 usuários à época, para informá-los sobre um novo lançamento da empresa que trabalhava, a Digital Equipment Corporation. E assim, sem perceber, tornou-se a primeira pessoa no mundo a enviar um e-mail spam.
Primeiro emoticon
Scott Fahlman criou o primeiro emoticon smile baseado em ASCII, que na ocasião julgou ser útil para distinguir entre posts engraçados e de natureza mais séria. Agora eles são usados em programas de mensagem instantânea e outros meios de comunicação.
Via:info