in , , ,

Semelhanças Entre Os Clássicos da Disney

O lançamento do mais recente filme em animação tradicional 2D da Disney, A Princesa e o Sapo, me trouxe a lembrança uma curiosidade que eu descobri há um bom tempo na Net, e vou colocar aqui para quem ainda não viu. São as semelhanças, ou melhor, a reutilização de cenas que o estúdio faz em seus filmes, muito deles clássicos.
A maioria não são apenas parecidos, literalmente são utilizados os mesmos modelos, muitas vezes mudando apenas as cores dos personagens, acrescentando uma roupa diferente, e alterando o fundo. Vejamos alguns interessantes exemplos:

1º) Branca de neve e os Sete Anões e um curta-metragem estrelado pelos anões feitos anos depois, possuem a mesma sequência de tombo:


Imagem 01



2º) Uma cena é de Alice no País das Maravilhas, outra é de Pinóquio, reparem que os peixes em primeiro plano que observam o que acontece ao fundo são os mesmos, só a cor que muda:

Imagem 02

3º) Essa, entre Puff – O Ursinho Guloso e Mogli – O Menino Lobo é ótima, até o tronco por onde eles estão andando é o mesmo:

Imagem 03

4º) Agora a semelhança é entre A Espada era a Lei e Mogli, só mudaram a cor do cachorro, podiam ter pelo menos mudado a raça não é mesmo?

Imagem 04

5º) Robin Hood e Mogli

Imagem 05

6º) Dois filmes com gatos protagonistas, e lógico que tinha que ter mais semelhanças, os filmes são Aristogatas e Todo Mundo quer a vida que um gato tem.

Imagem 06

7º) Para Não dizer que são só filmes antigos, essas são semelhanças entre Irmão Urso 2 e Mulan:

Imagem 07

8º) As duas Maiores histórias de amor do estúdio, também não escapam, A Bela Adormecida e a Bela e a Fera:

Imagem 08

9º) Branca de Neve e Robin Hood:

Imagem 09

10º) Esse também é interessante, as duas cenas idênticas, se passam no mesmo filme, A Espada era a Lei:

Imagem 10


Existem dezenas de outras semelhanças, procurem pela Net que vocês vão encontrar, o vídeo abaixo mostra algumas das sequências, é interessante e deixa ainda mais clara a utilização dos mesmos movimentos:



Uma das explicações é a utilização da técnica de Rotoscopia, onde se utiliza uma filmagem real de um modelo vivo como referência, no caso, a maioria dos filmes que reutilizam são filmes menores, então para baratear os custos, eles utilizaram as filmagens de referências de arquivo, ao invés de criarem novas, mas isso não explica o por que das semelhanças entre os traços dos personagens, nem o fato de cenas inteiras serem feitas da mesma maneira, é possível que seja uma auto-homenagem ou simplesmente uma brincadeira interna, e vocês o que acham?

Via: Dr. Caligari

9 Comments

Leave a Reply
  1. Preguiça??? de criar??? Por favor estes desenhos clássicos não usavam computadores para gerar sequencias, eram todos desenhados a mão, paixão pura, milhoes de desenhos para se criar um minuto de animação, imagine o desenho inteiro, é claro que se em uma sequencia se puder utilizar a base de algo já criado para facilitar o trabalho dos desenhistas é mais que válido, não é preguiça não, é paixão mesmo.

  2. Não acho que não saibam criar algo novo, aqui está destacando movimentos iguais em algumas cenas, e não acho isso estranho, ou algo mal feito, estão usando técnicas usadas em qualquer outro tipo de desenho ou animação da própria Disney.

    Olhem a diferença de movimentos de desenhos da Disney e comparem com outros tradicionais, você nota a diferença, na da Disney existe muito mais movimento, em outros desenhos não é assim.

    Iventaram a roda, não prescisam mais reiventar uma nova roda, prescisam apenas utilizá-la, e é assim principalmente em informática, alias, nada se cria, tudo se copia.

  3. ahh…isso é preguiça de criar algo novoo… Então, para ir mais rápido, fazem os filmes todos iguaizinhos, já que o publico alvo (os pirralhinhos) não veem diferença nenhuma \o/

    • totalmente errado o que voce disse
      eu assistia todos esses filmes aí e notava que os movimentos eram identicos e as vezes era até engraçado mas eu nem ligava
      e preguiça nao tem nada a ver com isso, antigamente para produzir animaçoes como essa era necessario trabalhar (esboçar,desenhar, pintar…) e muitas vezes já tinham o modelo de outra cena ou filme pronto. muito diferente de hoje que é tudo por tudo computador e os desenhos hoje em dia sao todos feitos assim e nao tem tanto entretenimento como antigamente ( isso é preguiça)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casamento de Nerd

O Pior de Cada País