10 Coisas que você sempre quis saber… ou não!
1 – Quantas estrelas existem no universo?
Se o universo é infinito, os cientistas supõem que o número de corpos celestes que o compõem deve ser igualmente infinito. Nós só podemos contar o número de estrelas que ficam na parte visível do cosmo, aquela cuja luz chega até a Terra. Para começar, isso inclui nada menos que 100 bilhões de galáxias – grandes sistemas estelares como a Via Láctea, que abrange todo o nosso Sistema Solar. “Essas galáxias podem conter de alguns milhões de estrelas, no caso das menores, a centenas de bilhões, no caso das mais luminosas”, diz o astrônomo Laerte Sodré Jr., da USP. Com uma média de 100 bilhões de estrelas por galáxia, essa estimativa alcançará a bagatela de dez sextilhões de astros! (Para ter uma idéia do que significa um sextilhão, acrescente uma fileira de 21 zeros ao algarismo um.)
Comparada a esse número, a quantidade de estrelas que vemos pela janela representa quase nada: apenas 5 000 são visíveis da Terra a olho nu. Galáxias, então, só enxergamos quatro sem telescópio: a Via Láctea, é claro, mais Andrômeda e as duas Nuvens (Pequena e Grande) de Magalhães.
2 – O ponto “G” existe?
Desde 1950, quando o ginecologista alemão Ernest Gräfenberg descreveu a possível existência desse local, a ciência está no ponto D: discussão. Seria uma área com maior vascularização e inervação localizada na parede anterior da vagina (introduzindo o indicador e dobrando para cima, você o alcançaria). Alguns pesquisadores consideram o ponto G uma extensão interna do clitóris, outros acreditam que não há exatamente um ponto determinado, mas uma zona erógena nas mulheres. Estudos mostra que a maioria delas bota fé nele, o que por si só poderia render um aumento do prazer, durante a estimulação da região.
3 – Homens são racionais e mulheres emocionais?
Parece mito, mas é verdade. Movimentos repetitivos nas articulações podem enrijecer, engrossando-as. Porém, o reumatologista Fernando Neubath explica que, apesar do possível engrossamento, estalar os dedos não deve causar dor ou qualquer outro problema de saúde.
Dentro de estruturas como tendões e ligamentos, há um espaço preenchido pelo líquido chamado de sinovial. O barulho é sinal de que as juntas não estão bem lubrificadas. “A articulação não está desempenhado direito o seu papel de dobradiça, é como uma porta que range”, compara. É que, no momento do estalo, se força um movimento para a direção contrária ao da dobradiça. “Provoca-se uma fricção”, completa.
8 – O que causa o chulé?
O mau cheiro nos pés, conhecido cientificamente como bromidrose, é causado pela combinação do aumento do suor com a proliferação de bactérias e fungos. Sapatos de plástico, por exemplo, provocam mais chulé que os outros justamente porque não absorvem a transpiração.
Para se livrar do odor, a dermatologista Carolina Ferolla aconselha utilizar talco antisséptico, preferir as meias de algodão e trocá-las diariamente. Sempre que possível, os calçados devem ser expostos ao sol, e os pés deve ser bem secos entre os dedos (usar um secador de cabelo dá um melhor resultado). “Com esses cuidados, a umidade dos pés é eliminada e se evita o aparecimento de germes”, afirma a médica.
9 – O que acontece se não piscarmos os olhos?
Na verdade, o cérebro não permite que isso ocorra. “Até conseguimos ficar alguns segundos sem piscar, mas acabamos nos rendendo ao comando do sistema nervoso central que nos obriga a piscar”, afirma o oftalmologista Luciano Bellini. Isso porque piscar é fundamental para a saúde das córneas, a parte transparente dos olhos, que precisam estar bem lubrificadas pela lágrima. Se por acaso elas não se lubrificam (se a pessoa perde as pálpebras, por exemplo), secam e acabam morrendo.
Neste sentido, a superfície dos olhos é diferente da superfície da pele. A pele não precisa estar sempre molhada, pois suas células são cobertas por uma proteína chamada queratina, que torna a região mais resistente do que a superfície do olho.
10 – Por que os homens têm barba e as mulheres não?
Os homens têm barba por causa da testosterona, um hormônio em quantidade muito maior no sexo masculino. Como o hormônio se manifesta apenas na puberdade, o aumento de pelos no rosto ocorre a partir desse período. A barba aparece primeiro em cima dos lábios, como uma penugem. Dali se forma o bigode e se espalha para bochechas e queixo.
A dermatologista Carolina Ferolla conta que as mulheres até podem ter barba, devido a níveis mais altos de testosterona no organismo. “Normalmente isso ocorre pela ação do hormônio no folículo piloso (estrutura que dá origem ao pelo), como na menopausa, em que é comum o aumento de pelos”, diz.